BYS
A Biomédicas Youth School (BYS) nasceu do sonho de estudantes universitários em levar crianças e jovens a explorar o mundo único e inspirador das Ciências Biomédicas. Sediada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a BYS tem como missão impulsionar o desenvolvimento pessoal e cognitivo de crianças e adolescentes, através de iniciativas culturais e científicas. Focada no conceito "Uma Só Saúde" e num espírito de partilha, a BYS apoia serviços de psicologia, orientação vocacional e famílias.
Destinada a jovens dos 6 aos 18 anos, organiza atividades sazonais como workshops, a BYS Winter Edition, o BYS Spring Congress e a BYS Summer School, promovendo assim uma experiência completa e enriquecedora ao longo do ano.
Contactos:
email: gestao@byschool.pt
CICBAS
O Coral de Biomédicas (CICBAS) é uma expressão viva da fusão entre a tradição académica e a paixão pela música. Fundado em 1978, é o grupo académico mais antigo do ICBAS, reunindo estudantes de diferentes faculdades num ambiente de partilha, amizade e tradição. Com ensaios duas vezes por semana, o CICBAS prepara-se para as suas atuações, festivais e digressões. O seu repertório diversificado atravessa géneros como a música tradicional portuguesa, pop, rock dos anos 80, clássicos internacionais e temas de filmes e musicais. O CICBAS é um espaço de convivência e criatividade, onde a música e o espírito de biomédicas se encontram, sempre comprometidos com a excelência e a partilha cultural.
Contactos
Gmail: cicbas@gmail.com
Leonor Amorim (presidente): +351 910 801 474
Outros aspetos
Ensaios todas as segundas e quintas das 18h às 20h no Anfiteatro 1, complexo ICBAS-FFUP.
GDICBAS
O GDICBAS é um grupo misto e aberto a todos os estudantes da Universidade do Porto que, com o gosto pela dança em comum, se encontram uma vez por semana para a praticar. Este grupo foi criado no Dia Mundial da Dança em 2015, após um workshop de danças de salão dado no âmbito da Semana Cultural do ICBAS. Focamo-nos maioritariamente em estilos de danças de salão, como salsa, jive e kizomba, mas estamos sempre dispostos a aprender qualquer estilo que também nos queiras ensinar. Realizamos ainda atuações em diversos eventos do ICBAS. Para fazer parte do GDICBAS basta teres energia e vontade de aprender.
Contactos:
Email - gdicbas@gmail.com
Laura Gaspar (presidente) - +351 933168518
Outros aspetos:
Ensaios terça-feira às 18h, monobloco 5, complexo ICBAS-FFUP
GFGB
O Grupo de Fados e Guitarradas de Biomédicas, fundado em 2005, veio pintar, de azul e amarelo, a maior exportação coimbrã: o fado estudantil! Já atuamos para inúmeras noites de fado, sessões solenes e, como dita a tradição, em serenatas ao luar, inclusive para milhares de estudantes na Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto, ao som das ondas do "Douro que corre sem parar". Nestes afazeres, integra-se a nossa própria Noite de Fados e Guitarradas de Biomédicas, que carrega já 4 edições (com a vinda de uma quinta neste próximo dia 5 de dezembro). Como bom filho a casa torna, todos os anos, refugiamo-nos em Coimbra para o nosso retiro, levando, para onde quer que vamos, a paixão no fado, a virtude do academismo e as cores de Biomédicas.
Contactos:
Francisco Gomes - +351 916909736.
S.O.T.A.O.
Criado em outubro de 2000, o S.O.T.A.O. (Sociedade Onírica de Teatro Amador Orgânico) é o grupo de teatro do ICBAS, o espaço ideal para quem quer manter viva a sua veia artística e para quem quer aperfeiçoar as suas capacidades de comunicação e expressão. Contamos com membros de diversas áreas universitárias e com diferentes níveis de experiência na dramatização: todas as pessoas são bem-vindas, mesmo que este seja o primeiro contacto com teatro. Num ambiente muito descontraído e acolhedor, cria-se um espaço de diversão, criatividade, aprendizagem e entreajuda, que enriquece a experiência universitária de todos que por aqui passam. Se explorar o teu lado criativo é algo que te interessa ou se queres experimentar algo novo e sair da sua zona de conforto, o S.O.T.A.O. é o lugar para ti!
Contactos:
Email: sotao.teatro@gmail.com
Guiomar Andrade(Presidente): 910170191
Ana Maia (Tesoureira): 935485157
Outros aspetos:
Ensaiamos segundas e quintas-feiras das 21h30 às 23h30, no monobloco 5 do complexo ICBAS-FFUP.
TAB
A Tuna Académica de Biomédicas trata-se de uma associação estudantil constituída em 2003 e dedicada à criação e execução artística no domínio das artes do espectáculo.
Apresenta como missão a valorização e preservação dos costumes reconhecidos na expressão identitária estudantil, assinalando a relevância cultural da sua manifestação musical, performativa e cénica, bem como difundindo o cancioneiro e repertório tradicional, popular e folclórico português e ibero-americano no contexto das artes performativas de rua e em espectáculo de sala, tanto para o colectivo nacional como internacional.
São disso testemunhas palcos como o Coliseu do Porto, Pavilhão Rosa Mota, Casa da Música ou até o Hôtel de Ville de Paris e destinos que, além de cruzarem todo o país, chegam mesmo a incluir a Alemanha, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Mónaco e Suíça.
Contactos:
Email: tabiomedicas@gmail.com
Alexandre Gomes (Magister): 935 327 600
Miguel Teixeira (RP): 937 033 565
Outros aspetos:
Qualquer estudante que se queira juntar à Tuna Académica de Biomédicas pode assistir a um ensaio às segundas-feiras e quartas-feiras das 18h às 20h no Monobloco.
TFB
A Tuna Feminina de Biomédicas (TFB) do ICBAS nasceu em 2003, originada da antiga tuna mista "Tuna-me Isto". Desde a nossa estreia na Semana de Receção ao Caloiro de 2003, temos participado em festivais e eventos por todo o país e Europa, incluindo Espanha, França, Luxemburgo e Suíça. Orgulhamo-nos da organização do ICTUNAS, Festival de Tunas Femininas do ICBAS, com dez edições realizadas em espaços icónicos do Porto, como o Rivoli e o Teatro Sá da Bandeira. A TFB valoriza a vida académica, a música, o convívio e as tradições académicas, com orgulho nas cores “azul e amarelo” e na cidade do Porto, que nos acolhe.
Contactos
Ana Beatriz Couto (Magister) - 939301631
Mafalda Ramos (RP) - 913178248