Museu Nacional Soares dos Reis
O Museu Nacional Soares dos Reis foi fundado em 1834, sendo assim o mais antigo museu público de arte em Portugal. Nestes seus quase 200 anos de história, já teve vários nomes, tendo sido o primeiro “Museu Portuense”, passando apenas a honrar o nome do célebre escultor portuense em 1911.
Começou por abrir portas no atual edifício da Biblioteca Municipal do Porto, sendo posteriormente transferido para o belo edifício de fachada neoclássica que hoje todos tão bem conhecemos.
Este pilar da cultura portuense e nacional alberga mais de 13000 peças de arte, desde pintura, escultura, gravura entre outras, contendo também no seu espólio algumas peças de caráter de Tesouro Nacional. É sem dúvida, uma paragem obrigatória para os amantes de arte, história e cultura.
Dando agora destaque para uma das peças mais emblemáticas do Museu, o autorretrato de Aurélia de Souza. Nascida nos finais do século XIX, numa sociedade onde ainda as mulheres não tinham lugar na arte, provou do que era capaz. Em vez de “reprodutora escolheu ser criadora”. Uma obra marcada por um estilo naturalista muito próprio, com influências de vários movimentos artísticos, composta maioritariamente por autorretratos e cenas do dia a dia.
Neste seu quadro emblemático, ela fez transparecer toda uma atitude de determinação e afirmação perante uma sociedade que não levava a sério o seu trabalho. Venceu dificuldades familiares, estudou em Paris e hoje é equiparada a outros grandes nomes da pintura portuguesa, como Amadeo de Souza-Cardoso ou José de Almada Negreiros.
Aurélia de Souza é sem dúvida um exemplo de superação e luta. A sua persistência e determinação em realizar o seu sonho levaram ao seu reconhecimento internacional e imortalização na história da Arte.




Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
Rua Jorge Viterbo, nº 228 Edifício A Piso 4 |4050-313 Porto
Contactos Gerais
963339528
geral@aeicbasup.pt